sexta-feira, 20 de maio de 2011

Plutão em trânsito por Capricórnio

Períodos em que Plutão esteve em trânsito pelo signo de Capricórnio
  • de 450 a 430 aC - 20 anos
  • de 204 a 185 aC - 19 anos
  • de 287 a 306 dC - 19 anos
  • de 778 a 796 dC - 18 anos
  • de 1023 a 1041 dC - 18 anos
  • de 1269 a 1286 dC - 17 anos
  • de 1516 a 1532 dC - 16 anos
  • de 1762 a 1178 dC - 16 anos
  • de 2008 a 2024 - 16 anos.

Em 26 de janeiro de 2008 se iniciou o trânsito de Plutão pelo signo de Capricórnio onde permanecerá até 19 novembro de 2024, durante 16 anos.

Plutão em 2012 e 2013
  • Em 09 de abril de 2012 entra em movimento retrógrado a 9 graus e 33m. Em 19 de setembro de 2012 entra em movimento direto a 6 graus e 57m
  • Em 12 de abril de 2013 entra em movimento retrogrado a 11 graus e 35m. Em 20 de setembro de 2013 entra em movimento direto a 8 graus e 59m

Plutão em trânsito por Capricórnio no mapa natal, sugere:
  • rever relação com a realidade, a natureza. Tomar consciência do lixo e poluição que se gera e o conduzir aos lugares apropriados. Fazer sustentável qualquer tipo de intervenção na natureza. Investir em conhecimentos e informação que permita ação ecologicamente excelente.
  • rever compromissos e responsabilidade cidadã
  • mexer com tabus, crenças, senso comum

Plutão em trânsito por Capricórnio no social, sugere:
  • mudanças no clima
  • mudanças na estrutura da superfície da Terra
  • rever poder das tradições
  • a natureza, o cosmos podem mostrar poderes ocultos
  • em todos os lugares do mundo o homem acordara para a necessidade de corrigir seus impactos a natureza. Os centros de estudos avançados rapidamente se voltaram a pesquisas que corrijam nossa relação com a natureza e o planeta
  • os governos tomaram a cada dia medidas mais enérgicas contra qualquer ação que desconheça as normas de proteção a natureza e o ambiente
  • possível reestruturação do poder econômico e político global, buscando soluções aos desafios que a natureza vai apresentar

Reflexões

Plutão entrou em Capricórnio em 26 de janeiro de 2008, onde transitará até 19 de novembro de 2024, quando entra definitivamente em Aquário. Portanto se manterá em Capricórnio nos próximos 16 anos e 10 meses. 

No período anterior da passagem de Plutão por Capricórnio, de 1762 a 1778, Plutão promoveu mudanças essenciais nos governos e suas políticas. A rigidez de muitos governos levou a rebeliões. Nos Estados Unidos, a Declaração da Independência Americana. Invenção do motor a vapor e Revolução Industrial em estágio amadurecido.

Plutão sendo o senhor do inferno e dos mundos ocultos, ao visitar o signo da terceira dimensão do elemento Terra, Capricórnio, vai fazer estremecer os alicerces de tudo o que existe, e só vai ficar em pé o que realmente tenha fundamento para dar conta da complexidade da vida no momento atual.

Plutão mexerá na constituição física do planeta, mexerá com o clima, e as diversas forças da natureza. Mexerá com os sistemas econômicos vigentes e formas de organização social. Mexerá com as estruturas e fundamentos das Tradições e sistemas políticos-ideológicos-religiosos no poder.

sistema capitalista 

É provável que durante o trânsito de Plutão pelo signo de Capricórnio o sistema capitalista que reina no globo desmorone e mostre seus pilares de ilusão.

O sistema capitalista vai revelar seus pontos frágeis, e abrirá as pernas para o nascimento de uma nova ordem mundial à altura da situação atual do planeta. Impossível predizer o que vai acontecer, até porque o clima de mudança não para, tudo dependerá do balanço geral das forças, e do grau de amor dos corações.

No plano pessoal

No plano pessoal incita viver tendo consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade; de outro jeito, a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.

Muita coisa a ser feita, todas emergenciais!

Plutão exige da pessoa fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência com a verdade do coração, incluindo seu relacionamento com a natureza e o ambiente. Plutão incita liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso e ligação.

Escolha de grupo, redes

No plano pessoal cada um será levado ao seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar às pessoas certas. 

Escolha com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de verdade, participação e compromisso. 

Aconselhamentos

Tirésias (o velho sábio e mago de Tebas) aconselha: receba a Dionísio, de outro jeito poderá te enlouquecer... Cadmo (o fundador das cidades) aconselha o mesmo, mas o iludido Penteu (Ego) se resiste e manda reprimir Baco com suas Bacantes... Coitado dele, vai ser estraçalhado... Sua cabeça e poder vão rolar... 

É melhor entrar no rebolado da kundalini e se entregar para a orgia ditirâmbica que louva ao Deus das profundezas e amar, amar, amar até esquecer todos os egoísmos... 

Tudo interligado

Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com ligação, tato, responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.

Exige-se fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum - liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso. 

O toque é agir, trabalhar, realizar em comunhão e se despojar dos excessos, do supérfluo, daquilo que é muito caro à Natureza e à Justiça social. Todos os que vivem excessos no sistema capitalista e todos os sistemas no poder terão que perder, perderão o que há tempos deveriam ter dividido. Muita coisa a ser feita, todas emergenciais! 

A situação do clima, da sociedade e do planeta revelará as implicações de se mexer com impacto desmedido e inconsciente das leis da Natureza. Será revelado onde faltou holismo e visão ampla, onde se errou desde um ponto de vista ecológico e da Ordem Maior (especialmente a partir da passagem de Plutão pelo signo de Virgem). Em foco: o clima, a questão do sistema monetário, energia (petróleo), saúde e alimentação. 

A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos à vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.

Tradições

Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas. Assim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade. 

Poder público

No poder público, Plutão vai fortalecer o poder dos governos e das instituições que garantam o fundamental para todos e a justiça social. O poderio terá que saber lidar com a verdade e a complexidade dos novos tempos.

O governo obsoleto e injusto poderá cair.

O mundo da matéria mostrará seus mistérios
 
Ó bem aventurado, ó feliz, aquele, que por uma sorte do destino se inicia nos mistérios divinos, e a vida vira santa, e a alma vira corpo, e inicia sagradas ações noite e dia, e celebra a orgia da grande mãe Terra, e a Dionísio se entrega... Baixai bacantes!

Nascimentos com Plutão em Capricórnio

As pessoas que nascem com Plutão em Capricórnio serão muito ligadas à situação do planeta, da natureza e do meio ambiente, apreciarão visões de mundo que incluam o relacionamento em rede de todas as coisas e serão motivados a lidarem com a magia da vida.

Gabriela Oliveira indica clipe da bjork que  tem a ver com o transito de Plutão por Capricórnio:
link da letra com tradução
http://letras.terra.com.br/bjork/968117/#traducao <http://letras.terra.com.br/bjork/968117/#traducao>
"O homem vive preocupado em viver muito e preservar o que conquista e não em viver com excelência e curtir o que tem. Quando não depende dele o viver muito ou conservar o que tem, mas sim o *viver com excelência e curtir o que tem"

A palavra chave que reflete a dança dos planetas que acompanha o transito de Plutão pelos primeiros graus de Capricórnio em 2011 e 2012 é: 

MUDANÇA
 
Todos seremos impelidos a muDar (Um Dar como diria o Mestre Sodré), transformar, criar condições físicas, emocionais, mentais, energéticas para viver com excelência e na arte da comunhão gozosa, iluminada, que faz do instante a eternidade, e do aqui, a encruzilhada de todos os caminhos, mentes e corações, a vivência do UM na rica diversidade deste mundo.

Momento especial - todos ligados
 
Sem lugar a dúvidas, é evidente até para os mais incautos, que estamos vivendo um período diferenciado na história do planeta, onde todos estamos ligados como nunca estivemos, onde os meios de comunicação, internet e sensibilidades conectam redes vivas que rompem cristalizações e inércia. 

Não dá para se esconder, nem dentro, nem fora. Resta entrar no jogo, assumir as verdades e contracenar. O todo penetra o Um, que vira Todo, sendo cada coisa, o um e o todo.

A Luz revela erros e faltas, aprofunda, diversifica os relacionamentos
 
A medida que a Luz se faz mais presente a visão de si e do fora é mais profunda, detalhada, intensa, os erros, faltas, imperfeições se revelam, do mesmo jeito que o belo, o bom e as virtudes. A orientação é para não arrumar, querer corrigir, denunciar,.. mas para amar, acolher, aceitar e transformar.

Estraçalha
 
A força da MUDANÇA permeando tudo, estraçalha a segurança da ordem estabelecida para o bom convívio e o bem-estar. E assim os costumes, as identificações, posses perdem seu reconhecimento público. 

A força da mudança inquieta, quebra a mesmice, faz questionar.

Possuir. A idade da família
 
Herdamos um jeito de vida onde o ideal é POSSUIR e estabelecer relacionamentos estáveis e previsíveis. Na família, as pessoas estabelecem laços de posse e fidelidade mútua. No social, o primeiro é tomar posse de um lugar e objetos para garantir a sobrevivência pessoal e da família. O homem no estágio família vive em manadas co-sanguíneas. Todo dia dormem juntos, mamãe e papai numa cama juntos, os outros em seus quartos, cada um com seus objetos e posses e garantindo primeiro que tudo, o consumo. A TV tornou este modelo o ideal das grandes maiorias. Pela sua voracidade e constante crescimento, este modelo nos padrões do Capitalismo virou insustentável. E agora o que fazer?

A hegemonia da racionalidade e do materialismo
 
O racionalismo e o materialismo reinam no Ocidente desde o surgimento das ciências no século XVI. Rapidamente a sociedade ocidental virou materialista e racional, ainda que grandes populações de cristãos, muçulmanos, taoistas e outros religiosos continuem praticando suas religiões. É de consenso geral que algo é real quando se manifesta no plano físico e pode ser explicado racionalmente. Dá para acreditar em algo se é factível de ser comprovado racional ou cientificamente. Com o surgimento das ciências naturais com Galileu e os pesquisadores do sec XVI o critério de correto exige o aval da racionalidade e a ditadura do plano físico. O real é o que se manifesta no plano físico, o correto é o que é racional e coerente com a visão de mundo estabelecida.

Uma pessoa é competente se tiver formação técnica ou acadêmica
 
Socialmente uma pessoa é permitida de agir numa função, por exemplo curador, se tiver formação como curador dentro do estabelecido pela legalidade local. 

Este intento de regular, organizar será mudado porque a complexidade dos desafios não poderão mais ser enfrentados com técnicas racionais aprendidas, vão exigir muita criatividade, e prontidão para experimentar o novo, agora mais perto do milagroso.

Mente
 
A mente, o plano mental, está se revelando independente do plano físico e do emocional, ainda mais a mente e a emoção não se explicam a partir do plano físico. Os cientistas até hoje têm pesquisado exaustivamente o plano físico chegando a maravilhosos resultados, mas ainda não tem conseguido penetrar a mente e a emoção. É ainda pior quando tentam abordar a mente e a emoção através do físico (biologia).

A configuração planetária vigente até 2012 tem a ver com a dança em T de Urano em Peixes-Áries, Plutão em Capricórnio e Saturno em Libra... 

As forças planetárias atuais promovem uma revolução profunda na mentalidade, e valores da sociedade atual que mexe em todas suas bases e formas de organização. Para poder assimilar estas forças com harmonia é preciso estar disposto a mudar, soltar, perder, liberar e ao mesmo tempo estar aberto a novas formas de relacionamento consigo mesmo e com o exterior: pessoas, plantas, animais, objetos, e o universo como um todo. Só que agora, além do plano físico se adicionam com poder o plano mental, emocional, energético e espiritual.

up grade
 
É sem lugar a dúvidas um momento de upgrade, aprimoramento, abertura, transformação pessoal para conseguir contracenar com a riqueza do ciclo cósmico que vive o planeta e a humanidade. 

Os desafios no plano físico são grandes, mas a promessa é que se permitirmos gerar uma nova mente, emoção e espírito poderemos perceber que tudo o que acontece está em total harmonia com um plano maior que quando atingido mostra o caminho do Belo, da Harmonia, da Paz e do Amor no meio do Caos, da Crueldade e da Violência.

humilde, tolerante, compassivo
 
O momento atual sugere ser humilde, tolerante, compassivo para poder com prontidão captar os sinais e toques que o dia a dia oferece e mudar, transformar, simplificar, reduzir, liberar, até ficar no fundamental, no que nos corresponde naturalmente em paz e harmonia.

romper, matar, renascer
 
O sinal comum é romper os laços que nos unem a pessoas, coisas, ideais, sentimentos regidos pelos velhos valores baseados no egoísmo, na posse e no consumo, para restabelecer nova forma de relacionamentos baseados no amor e as virtudes, segundo a nova ordem ditada a cada um, segundo sua realidade. Cada um saberá onde tem que mudar, soltar, liberar, reconstruir. De outra maneira o impacto revolucionário dos planetas será vivido como perturbação, com perigo de ficar perdido no umbral...

erros e faltas - humano. Terra = + erra
 
Uma das coisas que teremos que aprender a lidar é com a atitude diante do erro e da falta. A medida que a Luz intensifica, com mais clareza mostram-se erros e faltas.
Esteja atento então a atitude diante do erro e da falta. Critica? Julga? Fica triste, amargurado, culpado? Recicle, reprograme. Diante do erro e da falta deveríamos ficar felizes, alegres, porque temos a oportunidade de retificar, aprimorar, completar se assim quisermos.
 
A condição de ser humano está associada diretamente ao erro e a falta. Bem assinalava o mestre Sodré que o nome do nosso planeta revela o mistério: Terra = T erra e a T pode virar signo de adicionar +, e assim Terra é "mais erra". O T também pode virar cruz.
 
Assim a anelada Paz não se alcança quando se estiver livre de erros e faltas (perfeição), mas quando se aceitam os erros e as faltas, e se conveniente, se estabeleçam estratégias de compensação. Neste estágio a Luz pode chegar com toda sua potência e mostrar todas as caras da realidade, que a pessoa esta em condições de conhecer a realidade.

separações, serão inelutáveis
 
Neste mundo tudo começa e acaba. As pessoas se encontram, vivem tempo juntas e depois se separam, cada uma em seu caminho. O jeito antigo era tomar posse, legalizar o pacto de união e se manter junto o máximo de tempo possível aprendendo a lidar com os desafios de relacionamento, priorizando a sobrevivência e a família. O jeito atual convida a que cada um se concentrar no movimento interior e ser coerente com o que realmente quer e acredita. O relacionamento então não se sustenta no esquema católico, capitalista da família, mas no encontro harmonioso das vidas segundo o fluxo do Tao. As pessoas estão juntas pela ação que as une, valores, objetivos. 

Está mais desafiador morar junto, agora cada um quer ser fiel a si mesmo e se autoconhecer. Desta forma a pressão que o relacionamento naturalmente exerce de enquadrar o outro na expectativa pessoal está mais difícil de ser suportada. 

Na atualidade, cada um se resiste a corresponder as expectativas do outro, se elas entrarem em conflito com a verdade pessoal. Isto provocará separações e proliferará relacionamentos de menor duração do que se estava acostumado. Cada pessoa estará mais centrada em si mesma, e afins de se relacionar com quem a aceitar tal como é.

o caminho do agradecimento
 
Acontece que se pode encontrar alguém com quem se pode viver muito intensamente por um período pequeno. A vida une as pessoas, mas logo mostra que os caminhos de vida divergem. O ideal é ter aceitação, agradecer o tempo que se viveu junto, e ainda apaixonado, amando, querendo mais, conseguir liberar se assim as circunstâncias exigirem.

o caminho dos pretextos, decepções, denúncias, cobranças, negatividades
 
Tem pessoa que só se consegue separar de outra na dor e nos caprichos da criança emocional interior malcriada, os chamados mecanismos de controle da criança emocional perturbada. E assim, para conseguir se separar ressaltam tudo o que de negativo tem o parceiro e o relacionamento. Saiba que todo relacionamento sempre tem seu lado bom e ruim. E que a todo momento pode se ressaltar um ou outro lado. Se sente que tem que se separar, simplesmente assim declare, não precisa destruir seu relacionamento, para poder se separar. 

Muitas vezes temos que nos separar, porque o momento pessoal dos parceiros é diferente, porque temos que acolher a outra pessoa, e o relacionamento fechado não permite, seja qual for o motivo, enfrente a separação com dignidade e proteja sua relação e parceiro.

espiritualidade
 
Tenho certeza que o projeto humano para o planeta Terra do qual todos somos parte é comandado por uma inteligência maior toda amor, que logo nos abençoará mostrando que a todo momento sempre estivemos no colo generoso dos Deuses e Deusas que governam este mundo. 

E assim que a Dor, o Medo, a Negatividade é só a medida de nossa separação ao nosso acordar espiritual. 

Chegou o momento em que cada pessoa deverá se dispor humildemente a desenvolver sua espiritualidade, revelada em primeiro momento na possibilidade de viver no amor, na virtude e no respeito à vida.

meditação
 
O encontro consigo mesmo, a auto-observação, a meditação é sem lugar a dúvidas o caminho mais generoso para estabelecer contato consigo mesmo e com a espiritualidade.
Saiba que é difícil, porque a mecanicidade e ditadura da personalidade e a membresia, condenam ao automatismo e as exigências da sobrevivência. Mas chega um momento, que o tesão para o encontro consigo mesmo é tão poderoso que se consegue aquietar, sentar e meditar. Delícia divina e humana. 

A partir desta conquista a meditação revela todas as maravilhas que só experimentando para saber.

Tranquilidade. Observação de si. Identificação de circuitos, de automatismos. Saborear condicionamentos. MeDITAR, conhecer, vivenciar a delícia de poder optar e exercer a liberdade de comando do eu espiritual, terrenal, infernal sobre a vida.

O sofrimento é só a indicação de um lugar a ser visitado com carinho. Lá no meio da dor, dialogar com o que estiver presente, acolher e entender com compaixão a realidade. Saber escutar, acolher o que a dor tem a dizer e meditar, meditar, meditar até a Luz curar.

Eu sou o Sol interior. Eu sou o centro. Eu sou a vida. Eu sou dono de mim e consigo me libertar dos condicionamentos que me levam ao sofrimento. Identifico onde tenho que mudar, transformar e tenho prazer de assim realizar.

Consigo me libertar da ditadura dos acomodamentos, identificações negativas e falsas seguranças.

Eu acredito no caminho do coração e do belo e me lanço na nuvem do não saber, saboreando o desconhecido, reconhecendo minhas imperfeições, faltas e erros, me aceitando, me amando e me permitindo renovar, ar, respiração profunda, aaaaaaaaaaah, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, aaaaaaaaaaaaaaaaaah, obrigado meu deus, obrigado meus mestres e guias, obrigado meu anjo da Guarda, aaaaaaaaaaaaaaaaaaah, respiração profunda e agradecida, eu sou o Sol, sou a Lua, sou Mercúrio, sou Vênus, sou Júpiter, sou Saturno, sou Urano, sou Plutão, sou a Terra, sou as Estrelas, sou os Santos, sou os Orixás, sou Deuses e Deusas e sou o Nada,aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah. 

Muitas coisas por arrumar, muitos sonhos para realizar, mas aqui e agora eu estou vivo, alegria, estou vivo, lembrando de mim, conectado, presente, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que delícia, aqui e agora, eu saboreando a minha vida, os meus dramas, os meus desafios, as minhas satisfações, as minhas sensações e percepções, eu, vivo, aqui e agora, na Terra, na borda do esquecimento de mim e o medo do abismo e do abandono, a dor roda, o mundo das dualidades explode em pluralidades, e no fundo, no fundo, a gargalhada de Baco, transformando a mERDA aquilo que me hERDA - Estrelas, ouro, aaaaaaaaaaaaaaah omaku!. 

A todo momento esquecendo, lembrando, desconectando, conectando... O drAMA me atormenta, tragédias giratórias... Por outro lado o ardor - amor -tesão, Plutão-Shiva-Dionísio me renovando, aqui e agora, entusiasmo, eu, vivo, me lembrando de mim e redescobrindo o fora, em conTATO, aaaaaaaaaaaaaaaah, respiração, palpitação, sensação, lampejos de consciência de si, lampejos de consciência da REALidade, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, hehehehehehehe, kkkkkkkkk hehehehehe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk hehehehehehehheheheheheheheheheheheh, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aqui, agora, vivendo, troca, aaaaaaaaaa, me lembrando de mim, vivendo, olho minha novela, meus personagens, meus drAMAs, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, e dou risada. Somos o UM, por fim, claro, evidente, nas veias. 

Eu sou o centro. Meditação. Meditação. Meditação. Silêncio. Agora. Aqui. Sensação. A vida me chAMA, conecto... Eu falando, me relacionando e me observando, tudo ao mesmo tempo, delícia... Me conecto. Ardor irrestível da vida. Gozo. 

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah. Aqui-Agora. Presente. Ausente. Máquina. Humano. Vivendo, andando, amando... enquanto Plutão cavalga Capricórnio. Dionísio, Shiva, Omolu, São Lázaro nas terras do Cabrito com rabo de sereia... Eu.... hahahahahahaha. Eu.... Vc..... Todos...... a tERRA, errando, aprendendo, lembrando, esquecendo, surfando, amando... Eu, Vc, juntos... aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah"

Nenhum comentário:

Postar um comentário